terça-feira, 20 de novembro de 2007

Origem e localização de Penamacor

Penamacor é uma vila, sede de concelho e de freguesia, distrito de Castelo Branco, diocese da Guarda. O concelho tem 12 freguesias. O concelho de Penamacor situa-se na Beira Baixa. A norte faz limite com o concelho do Sabugal, a sul com a Idanha - a - Nova, a oeste com o Fundão e a leste faz fronteira com a Espanha.
As origens da história de Penamacor estão envoltas numa bruma atribuída aos tempos antigos, dos quais quase nada se conhece.Só a partir do reinado de D. Sancho I é que a história de Penamacor se define com alguma clareza. Dizem alguns ter sido esta vila pátria do rei Wamba, o famoso rei dos Godos que governou a península desde 672 até 682. D. Sancho I, conquistou Penamacor aos Mouros e reconstruiu-a. Deu-lhe foral em 1180 e entregou-a aos Templários na figura do mestre D. Gualdim Pais, que a fortificou.
O nome desta vila, segundo algumas pessoas, terá origem num célebre bandido, que aqui terá habitado, de nome Macôr. Segundo dizem, este salteador vivia numa caverna a que davam o nome de Penha. Com o passar dos tempos, o nome adulterou-se e passou a chamar-se Pena, ficando assim a terra a ser conhecida por Penha de Macôr ou Pena Macôr.
Outros há que dizem ter havido uma luta feroz entre os seus habitantes e salteadores, e que o sangue que as suas vítimas derramaram era tanto e de tão má cor, que a vila ficou a ser conhecida por Penha de má cor. Dizem outros também, que nesta zona existiam duas povoações, ambas localizadas em montes, Pena de Garcia e Pena Maior. Com a adulteração da pronúncia Castelhana, Magor passou a ser Macor, dando origem a Pena Macor.Seja qual for a origem do nome, o certo é que representa uma das vilas mais bonitas e castiças do País.
O desenvolvimento da vila, nos finais do século XII, deve-se à necessidade de protecção da fronteira portuguesa, pelo que foi construído um grande castelo, de que ainda hoje restam vestígios, considerado monumento nacional.